sábado, 22 de setembro de 2012

O Castelo no Ar (Resenha)

cute air castle

Parece que o Destino decretou que eu viva todo o meu sonho na realidade!(Página 103)

O Castelo no Ar
O Castelo no Ar (Diana Wynne Jones)
Lá estava eu andando despreocupada durante o intervalo na biblioteca do meu colégio e vejo essa bonita capinha com desenho de um castelo nas nuvens. Não julguei o livro pela capa, se é isso que pensaram, mas acho que há vezes em que capa diz muito sobre o livro sim! Esta por exemplo dizia: “Abdullah é um humilde vendedor de tapetes que tem sua vida transformada depois que compra um tapete mágico de um misterioso estranho. 

A partir daí, ele se envolve em uma série de aventuras fantásticas, envolvendo belas princesas, um perverso djim, um gênio em uma garrafa, mulheres que viram gatos, soldados que viram sapos e uma nuvem que parece um castelo… ou seria um castelo parecendo uma nuvem?”. Bateu uma imensa curiosidade infantil em mim e levei para casa uns dos meus futuros livros favoritos sem saber.

De um tempo para cá tenho me interessado por literatura fora do convencional, ou seja, fora do que “todo-mundo-anda-lendo” no momento. Um pouco porque esse tipo de livro acaba virando clichês e somente boas receitas para fazer dinheiro, outro porque descobri muita coisa legal fora disso, como esse livro.

castelo no ar e flor da noiteA história começa quando Abdullah, um jovem vendedor de tapetes compra de um sujeito suspeito e por um preço muito baixo um tapete mágico! Até aí eu já sabia. Mas o que me surpreendeu foi com o desenrolar da história, ele não conseguiu fazer o tapete voar, mas mesmo assim tinha medo que o roubassem então dormiu em cima dele, durante o sono o tapete o transporta para um jardim exuberante onde encontra a princesa dos seus sonhos. 

Abdullah acha que tudo foi um sonho mesmo, e diz à princesa que é um príncipe que fora raptado quando criança. Para apimentar a história, a princesa é raptada por um djim (na tradição e folclore árabes, entidade de poderes superiores aos humanos e inferiores aos dos anjos; gênio, espírito, demônio) e o pobre vendedor de tapetes agora é tido como culpado e procurado por todo reino.

Depois disso ele acaba fugindo da cidade e vai em busca de quem possa ajudá-lo a salvar a sua princesa, no caminho encontra um gênio, um soldado valente e uma gata que se transforma em mulher. Tudo isso num clima de aventura sem igual. Até encontrar o tal do castelo do ar.

Qualquer um poderia ler e aproveitar boas risadas nessa aventura temperada com romance e magias do deserto. Lembrou-me muito os livros que minha mãe lia para mim quando eu era criança. O que fez eu gostar ainda mais dele!

Coleção Castelo AnimadoTransporte-se para outra dimensão, àquela que só encontramos quando ouvimos boas histórias. Cada capítulo tem uma breve frase síntese que nos leva a imaginar o que vai acontecer, o que surpreendentemente NUNCA é o que se espera.

             
O livro é parte de uma série de três livros: O Castelo Animado, O Castelo do Ar e A Casa de Muitos Caminhos. O Castelo Animado foi transformado em filme animado por um diretor japonês (o mesmo que dirigiu “A Viagem de Chihiro” – que é fofo também) em 2005  e fez muito sucesso pelo mundo – chegando até a concorrer ao Oscar de Melhor Animação (Assista aqui - Filme do estilo: chuvinha, pipoquinha e caminha haha). Assisti e isso só me fez querer ler toda a coleção mais ainda.

CASTELO ANIMADO CAPA FILME

Só para vocês sentirem o gostinho: quando Abdullah encontra Flor da Noite pela primeira vez:
- Eu não sou uma mulher! – exclamou ele.
- Tem certeza? – perguntou ela – você está usando vestido.
Abdullah olhou para baixo e viu que, ele estava vestido com sua camisola de dormir.
(Página 27)

Enfim, essa é minha primeira dica de leitura. Espero que tenham gostado! Também disponível no blog De Repente Cresci :)
Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário