sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Doble: Literatura Brasileira sobre Viagens e Intercâmbio!


Hello! Como senti saudades de escrever! Esniff, bem, com essa correria do "vestibular, formatura e etc", acabei ficando um pouco ausente do blog, mas voltei em dose dupla para vocês!

Ano que vem pretendo fazer intercambio e comecei a procurar livros sobre o assunto. E então tropecei em uma série inteira escrita por escritoras brasileiras!!! Quem diria? Li dois volumes da série e totalmente me apaixonei.

A proposta da coleção é trazer para o leitor a grande diversidade que as experiências de intercâmbio proporcionam. São obras que narram de forma clara e interessante as conquistas e medos de quem está programando conhecer novas culturas. Os livros mostram diversos detalhes em situações cômicas, ousadas e obviamente, que estimulam o leitor a colocar o livro debaixo dos braços e viajar. - Alpha fm.

Os dois livros contam a história de adolescentes brasileiros que vão passar um período demarcado em outro país, no caso Estados Unidos e Alemanha. O que me aproximou da história foi como me identifiquei com eles, na condição de jovem e de brasileira obviamente. Outro ponto que me ligou aos livros foi que se consegue ter uma história envolvente e ainda sim mostrar as misselâncias culturais do lugar + as dificuldades dos estrangeiros sem deixar de descrever a história local e os pontos turísticos... Sem falar que o design dos livros estão muito bem feitos e bonitos, com páginas plastificadas, imagens coloridas e glossário de palavras e locais, mapas, curiosidades históricas e até romance!
Ok, chega de empolgação vamos ao que interessa:

Sinopses:

"Marcelo Descobre a Alemanha - Regina Drummond"

A família brasileira Coronha Vasconcelos vai viver em Leipzig, na Alemanha, com data marcada para retornar. No ano em que a família mora nesse país, seus membros vivem com encantamento e dificuldades as diferenças culturais. O muro de Berlim, a Segunda Guerra Mundial, a Baviera, a cidade de Leipzig, a vida e a obra de Goethe formam cenários panorâmicos da intensa história da Alemanha, descoberta pelo jovem brasileiro Marcelo.

"Uma canção em Nova York - Rosana Rios"

Alex, um garoto de 14 anos, realiza uma viagem para Nova York, EUA, em companhia de uma tia. Lá conhece uma jovem brasileira – Ana – que reside em Manhattan, no coração de Nova York. Faz parte desse cenário o importante centro de formação musical – a Juilliard School. Marcada pelo suspense – característico da obra da autora –, a narração traz a multiplicidade da vida numa das maiores cidades do mundo, habitada por personagens vindos de diferentes partes do planeta.
O primeiro que eu li foi o da Alemanha, fiquei curiosa depois que li a snopse "...O muro de Berlim, a Segunda Guerra Mundial, a Baviera, a cidade de Leipzig, a vida e a obra de Goethe..." não ficaram curiosos também?-q e eu sempre quis conhecer a Alemanhã que foi lar de filósofos como Shopenhauer e Kant, sem falar de Goethe (que escreveu Os Sofrimentos do Jovem Werther)...
http://www.uni-leipzig.de/~interdaf/tl_files/media/img/teaser/leipzig%20galerie/Leipzig.jpg
Cidade de Leipzig-Alemanha
Enfim, o livro "Marcelo descobre a Alemanha", assim como "Uma canção em Nova York" tem dois núcleos narrativos: a história principal gira em torno de Marcelo - the brazilian guy - e o outro conta um romance entre a empregada da família - Marli - com um alemão... Essas duas tramas com o senário espetacular da cidade de Leipzig! A estadia da família e de Marli tem data marcada para retornar: 1 ano. Não que todos voltem no final... E nem que Marcelo deixe isso impedi-lo de se apaixonar também -q.

Se você pensa que fazer intercâmbio com a família pode ser mais fácil, se enganou totalmente! Ainda assim, há as dificuldades culturais de adaptação e inclusão no estrangeiro e claro a solidão de se estar numa terra tão diferente da sua. Marcelo também frequenta a escola alemã e faz amigos(as) das mais varidas nacionalidades. Esse é um daqueles livros de "1 dia", que você se perde da realidade e mergulha de cabeça na história!

Acabei "Marcelo descobre a Alemanha" e fui logo devorar o outro livro da coleção! Antes de mais nada Rosana Rios [Blog da escritora!], a autora de "Uma canção em Nova York", me surpreendeu totalmente, pois ainda com um tema como "intercâmbio", conseguiu manter um mistério durante toda a história, uma história de suspense digna de NY! Como assim mistério? Wait, I'll say! Antes de tudo, Alex - nosso outro brazilian guy - é nosso personagem principal e vai para NY para melhorar seu inglês e ficar um tempo com a tia...

Até conhecer Ana! Outra brasileira que mora com o pai americano... Os dois se conhecem, adivinha onde? Em uma partida de futebol no Central Parck (achei até cômico, é só ver uma bolinha rolando e festa da farofa com os barsilerios-q). Mas, o que os une não é o futebol, mesmo Ana sendo artilheira, e sim o gosto pela música! E através de Ana, Alex conhece outros amigos que também amam música... Só que espera? No meio de tudo isso, ouvem-se melodias de John Lennon ao som de uma flauta toda vez que Ana vai para o metrô, porque ela fica tão assustada? E como as letras de Lennon aparecem misteriosamente nas paredes de NY por onde Alex passa?! Isso aí, mistério a vista baby!
http://www.neth.de/Pics/NYC2001b/scenes+houses/NY_CentralPark_Soccer.jpg
Garotos jogando futeboll no CentralPark-NY
Sem contar que se você vai para NY, seria muito instrutivo você ler esse livro porque ele lista os principais e mais legais pontos turísticos da cidade com dicas a brasileira que realmente ajudam como: quais comidas dão enjôo em brasileiros (e em qualquer um desacostumado) e também quais são as mas apetitosas, os museus mais divertidos, os melhores prédios para visitar e os parques mais badalados da cidade para juntar os amigos e fazer e/ou ouvir uma boa música!

Se você está pensando em viajar como eu ou tem curiosidade de como seria um intercâmbio, os dois livros são uma ótima pedida e además são super divertidos! Apesar de serem histórias fictícias poderiam acontecer com qualquer um de nós brasileiros que um dia resolvamos viajar pelo mundo afora. E as autoras são muito bem viajadas e basearam-se em experiências próprias de conhecidos e ainda apimentaram tudo com romance, aventura e mistério. Dá para acreditar?

E o melhor eu guardei para o final... no começo de cada capítulo dos dois livros há um poema de Goethe ou uma parte de alguma canção de John Lennon! Dando um plano de fundo aos pequenos contos que se completam com o cenário que se passam! Sem falar nas expressões idiomáticas que aprendemos... Espero que tenham gostado, boa leitura!
Lívia Reginato

3 comentários:

  1. intercâmbio é sempre uma experiência maravilhosa, morei na frança por alguns anos. não foi em período de intercâmbio, mas o fato de conviver com o clima, língua e cultura diferente me fizeram crescer muito. acho que o segredo é aproveitar ao máximo cada momento. se esta na frança, tentar ser o mais próximo de um frances que puder. pensar como os nativos. ouvir as músicas deles, participar das festas deles e aprender.

    um ano convivendo junto com outra cultura equivale a mais de 10 na sua própria.

    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Intercâmbio é mto legal… fiquei 6 meses na Inglaterra, em Cambridge, tive a sorte de ficar com pessoas mto legais… eu recomendo… a primeira semana é a mais difícil mas depois é fácil. Boa viagem abraços e adorei seu blog vou visitar sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei da sinopse e das suas resenhas, parecem histórias muito interessante. Gosto de livros assim, que desenvolvem o tema principal (no caso o intercâmbio) e contam um história.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir