segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Doble de animações para estudar e se divertir!

É incrível os métodos que inventamos para estudar não ficar chato. Muitas vezes até professores  indicam filmes para assistir e facilitar o aprendizado de conteúdos não tão fáceis assim... Claro que você já conhece dos "clássicos" como Guerra do Fogo, O Pianista, Olga, etc... Mas esses conteúdos são deveras batidos, há filmes alternativos com uma carga de conhecimento muito boa sobre temas mais isolados e igualmente cobrados nos vestibulares por aí...
Dou destaque às animações em branco e preto porque sou do tipo que precisa apreciar artisticamente algo para aproveitar de verdade. Com essa febre de "Oriente Médio" e cia (já havia escrito sobre isso aqui) está cada vez mais frequente as questões mais elaboradas sobre. A minha dica é o filme francês "Persépolis" (baseado na HQ de Marjane Satrapi, foi premiado na Mostra Cinematográfica de SP  em 2007) que pode servir como base para os estudos sobre Revolução Islâmica Fundamentalista e a crise do mundo árabe. O filme nos traz de forma simples e lírica o conteúdo histórico e algumas particularidades que não são levadas muito em conta, mais são de demasiada importância como a vida civil em meio ao conflito. Marji, a protagonista, é uma garota de 8 anos que acompanha a queda do Xá e a entrada da nova República Islâmica. Obrigada a usar véu, Marji quer se tornar revolucionária, sua história de vida tem como plano de fundo mortes, torturas e a ascensão do regime fundamentalista + sua fuga para a Europa  onde conhece Marx, vive o Punk, enfrenta outros fundamentalismos religiosos - o cristão em um convento,  se desencanta com o anarquismo europeu e enfrenta as dificuldades de ser uma iraniana morando no mundo ocidental. Assista o trailer abaixo:

Meu outro conselho é a animação que dá vida a epopéia "Morte e Vida Severina" em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos (a animação também é baseada em quadrinhos...) de forma bonita e até divertida com metáforas visuais bem marcantes como a representação da miséria como um homem esqueleto com a cabeça de boi.... Adaptada para animação (exibida em 3D em uma amostra de cinema) o filme mantêm o texto original, então não se perde nada desta obra que está na lista de livros obrigatórios da FUVEST. Yes sr, substituí integralmente a leitura do livro (porque tem todo o texto original né...) e ainda nos apresenta a história de forma lúdica e crítica. A obra de João Cabral de Melo Neto foi publicada pela primeira vez em 1956, ficou conhecida quando foi levada ao teatro e conta a história de Severino um retirante que foge da miséria e do "envelhecer antes dos 30" que se encontra para procurar melhores condições de vida no litoral de Pernambuco. Assista-o na íntegra abaixo:
Bons estudos para você. Lembrando que não adianta muito assistir sem ler o conteúdo relacionado antes, ou seja antes da "diversão" procure ler sobre os temas a serem tratados nas animações e se inteirar no mínimo superficialmente do que é cobrado no vestibular sobre eles. Após assistir porque não fazer algumas questões de vest com o conteúdo fresquinho na cabeça? Até estudar coisas consideradas maçantes pode ser uma coisa mais interativa e relex se você souber fazer do jeito certo!
Categories: , ,

0 comentários:

Postar um comentário